sexta-feira, 2 de maio de 2008

Breve visita a Charleroi



Charleroi é uma cidade e um município da Bélgica localizado no distrito de Charleroi, província de Hainaut, região da Valônia.
A origem da cidade é uma pequena aldeia chamada Charnoy. Em 1666 os Espanhóis construíram nesta cidade uma fortaleza a que foi dado o nome de Charnoy em honra do rei-criança Charles II. Em Janeiro de 2004, segundo as estatisticas, Charleroi tinha um total de 200.608 habitantes (97.034 homens e 103.574 mulheres).
A região metropolitana tem uma população de cerca 500.000. É a quarta maior cidade da Bélgica e a primeira na Valónia.
A cidade fica junto do rio Sambre. Na área da cidade existem jazidas de hulha e possui indústrias siderúrgica, metalúrgica e de maquinaria. Possuíu também o segundo maior aeroporto da Bélgica, para onde vôa por exemplo (a titulo de informação) a Ryanair desde e para o Porto.
Conhecida na Bélgica como uma das cidades mais problemáticas a nível social, resultante das diversas culturas existentes que têm que coabitar, Charleroi, era no passado dia 1 de Maio uma cidade fortemente armada, quiçá pelas manisfestações que se avizinhavam referentes ao Dia Mundial do Trabalhador.

Sem comentários: