segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ida a Portugal


Comeca a contagem decrescente para a minha partida a Portugal. Parto dia 6 de Junho bem cedo em direcçao a Paris, Bordeux, Dax, San Sebastian, Burgos, Salamanca e entro em territorio nacional por volta das 17 horas em Vilar Formoso, com destino a Póvoa do Varzim.
Ja disse a varios amigos que mal entre em Portugal as três primeiras tarefas a realizar sao:

1- pôr os passageiros a ouvir o Hino Nacional

2- parar na BP de Vilar Formoso, beber um cafe delta, buondi ou algo do género, e quicà comer uma rica bifana

3- pôr no bus musica nacional, tradicional de preferência (desculpem mas nao incluo Tony Carreira).

Brugges - parte I

De todas as cidades dos países baixos, Brugges é a única que ainda conserva a sua antiga identidade. A sua imagem é formada, pelas casas que datam do século XV. Vários edifícios são testemunhas da potência de Brugges na idade média.
A ligação com o mar, sempre foi para Brugges uma artéria vital. As moedas antigas provam que os Normandos criaram no século IX uma margem fortificada a que chamaram de Brygghia. Naqueles tempos a actividade humana começava a estender-se à volta do domínio de Badouin I. A cidade não podia sobreviver sem o porto, nem mesmo o rio La Reie – é assim que apelidam aos canais da cidade -.
A grande maré de 1134 foi muito importante para Brugges: o mar criou uma brecha que ligou a cidade ao mar.
Os comerciantes entretanto souberam adquirir uma grande parte do poder e possuíram o monopólio da importação da lã inglesa. Este foi o período onde Charles Le Bom foi assassinado.
A partir do século XIII, os estrangeiros começavam a trazer eles mesmos os seus produtos até Brugges e ali compravam os famosos têxteis flamengos: este foi o período onde os artesãos se reagruparam, afim de defender os seus direitos. Os comerciantes não estavam de acordo com o crescendo do poderio estrangeiro, e partiram à procura da ajuda de Philippe Le Bel, Rei de França. A batalha de “Eperons d’Or”, pôs termo a este conflito, que tinha sido precedido pelas “Matines Brugeoises” em 1302.
O sucesso inesperado dos artesãos, conduzidos pelo seu chefe Pieter De Coninck, levou à participação dos artesãos no conselho Échevinal.
O século XIV foi a idade de ouro para Brugges: várias pequenas empresas independentes fizeram florir os têxteis. O nível de vida era muito elevado e provocava a afluência artistas e estrangeiros. Brugges era o centro comercial mais importante da Europa, assim como o grande mercado de câmbio.

nota: Este trabalho e o desenvolvimento da minha viagem a Brugges onde fiquei encantado com a cidade. Resolvi fazer pesquisa da historia de Brugges em frances e traduzi-la para portugues com a ajuda de um dicionario. Assim, alio conhecimento da lingua, da historia da cidade ou das cidades que venha a conhecer. Peco desculpa por falhas que venham a ser cometidas, estando aberto a correcoes.
Aqui o teclas do cibercafe e que continua a tirar-me do serio com a falta de acentos.

Balanco Dois Meses

Fiz ontem dia 25 dois meses de permanencia na Belgica. Apos o natural periodo de adptacao achei por bem so agora fazer um pequeno balanco, do que sinto apos estes tempos por ca. Ca vai:

Alan, uma simplicidade de patrão
Brugges, cidade encantadora
Cibercafés, um desastre
Double Oublitage, um "monstro" na estrada
Experiencia, é o que me sinto a ganhar dia a dia, em todos os aspectos
Franckie, importante na minha aprendizagem
Ganhar dinheiro, reconhecimento, postura, etc etc hummmmm
Hervan & Vandamme, uma bela empresa sem duvida
Ida a Portugal, desejada e muitooooo esperada
Jirka, um Checo fenomeno de simpatia e grande confusao na linguagem
Lloret del Mar, rumo habitual
Mãe e as imensas saudades
Noite, ela e eu andamos sempre juntos
O
Pai o meu Anjo da guarda
Queijos Belgas, eles e os chocolates trazem-me nas nuvens
Royal Class, os clientes e os patroes fazem-me sentir cada vez mais assim
SU...rpresaaa!!!
Tabaco, maldito vicio...necessario
U
Vozinho e a importancia da sua presença
X
Zig-zag, é assim que anda o bus com o forte vento lateral nos Pirinéus

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Estados de Alma

Meus caros amigos: não desapareci, não morri, não me tornei importante, não estou aborrecido com absolutamente ninguém. Somente ando naqueles meus silencios, que quem me conhece, sabe acontecerem de vez em quando.
Tudo isto para responder às sms's que me têm enviado e às quais não tenho respondido, não por falta de respeito a vós, mas sim porque não tenho andado nos meus dias.
Tenham um pouco mais de paciencia.
Beijos e abraços a todos vós.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Estadios que pensam

Quando se deu a Invasão do Iraque, na agenda dos média, os analistas políticos detalhavam as origens e consequências de tal invasão.
Na passada semana, um placard num campo de futebol resumiu a interpretação do homem comum.
Foi na cidade de Santa Fé, na Argentina, onde a rivalidade entre duas equipas, Unión e Colón, é tão grande como a do Benfica e Sporting em Lisboa. O placard exibido pela claque do Unión era bem simples: “Bush, no estádio do Colón há petróleo”.
O “engraçado” estava em pedir o bombardeio do inimigo, mas o dito placard trazia muita mais informação implícita: que ninguém na verdade tinha acreditado na existência das armas de destruição massiva, que não havia razão maior para entrar em guerra que defender o petróleo, que quando convém aos seus interesses não há fronteira que detenha os EUA.
O futebol, depósito do sentimento popular, cada dia sabe mais, e os seus adeptos, maioritariamente de origens humildes, aprenderam a interpretar as formas de actuar de gente sem escrúpulos.

Dois meses Sem Ti

Fez na segunda feira dois meses que o tu meu Pai partiste. As saudades crescem a cada dia que passa.
As noites de conduçao passam, e parecem ser bem mais pequenas ao pensar em ti e em todas as coisas que me ensinanste e passei contigo.
Abençoado portatil que traz com ele montes de fotos, e as tuas tambem. Vou-te "revendo"... vivo fisicamente.
Pai, estou com receio do proximo Natal, confesso. Tu eras sem duvida o motor e a alegria daquela noite. Muita coisa mudou, mas algo ha que jamais mudara... a tua presença nos nossos coraçoes.

domingo, 4 de maio de 2008

5000 Visitas

O Palavras Duras recebeu ontem a sua visita 5000.
Longe de mim quando fui incentivado por ti a criar este Blog, que tal iria ter tanta afluencia. Verdade seja dita que não é comentado, mas sei que é lido numa grande parte das visitas que por cá passam.
O meu obrigado a todos os que me incentivaram e aos leitores.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cinema Trindade

Li que o cinema Trindade no Porto vai reabrir. Rejubilo-me com a noticia.
Deveriam sem duvidas algumas ser criadas condições para todas as salas de cinema emblematicas abrirem as portas.
Um bem haja para esta noticia que me deixou com um sorriso nos labios.

Para saber a programaçao para oito dias de filmes clique aqui.

Sacromonte



Nestes tempos que aqui passo, tenho alguma necessidade de conhecer lugares, tradições e pessoas. E como pessoa comunicativa que sempre fui, adoro sempre ter uma boa conversa.
Comunicar em francês começa a ser cada vez menos tormentoso, e começo até a sentir necessidade, e gosto em fazê-lo, mas falar em espanhol (ou melhor em castelhano)dá-me um gosto tremendo.
Nesse sentido descobrimos em Ménen, o restaurante típico Espanhol Sacromonte, excelentemente decorado e com boa musica Espanhola a preceito.
Comer uma paella (que estava fantastica) foi divinal, mas estabelecer contacto e trocar ideias com o seu proprietario foi sublime. "El amigo" Jezus foi um bom comparsa de final de dia de trabalho, e a troca de ideias acerca dos nossos dois países, culturas, tradições e politicas, fez esquecer um dia fatigante de trabalho.

Tongeren

Na continuação da minha ída a Aachen em trabalho, e depois de ter passado por Chaleroi, fiz um pequeno desvio em Liége e fui visitar Tongeren (em francês Tongres).

Já lá tinha passado e ficado admirado com a beleza da Basílica e arrisquei uma visita (juntamente com o vozinho).
Tongeren é uma cidade e um município da Bélgica localizado no distrito de Tongeren, província de Limburgo, região da Flandres. Está situada perto de Liége, e a apenas 40Km da fronteira com a Alemanha (Aachen) e a Holanda (Maastrich).
O principal atrativo turístico é o museu Galo-Romano, que tem uma colecção de 18 mil objectos, desde a pré-história até o período Merovíngio, assim como a sua Basílica. Infelizmente ambos estavam fechados e não os pude visitar, mas vou lá voltar. Fiquei curioso de visitar o Museu.
Curioso também foi o facto de ter encontrado uma belissima casa para almoçar, com a melhor comida desde que cheguei cá à Belgica. Comi um feijão preto com arroz, que quase me fez recordar o nosso Portugal.

Breve visita a Charleroi



Charleroi é uma cidade e um município da Bélgica localizado no distrito de Charleroi, província de Hainaut, região da Valônia.
A origem da cidade é uma pequena aldeia chamada Charnoy. Em 1666 os Espanhóis construíram nesta cidade uma fortaleza a que foi dado o nome de Charnoy em honra do rei-criança Charles II. Em Janeiro de 2004, segundo as estatisticas, Charleroi tinha um total de 200.608 habitantes (97.034 homens e 103.574 mulheres).
A região metropolitana tem uma população de cerca 500.000. É a quarta maior cidade da Bélgica e a primeira na Valónia.
A cidade fica junto do rio Sambre. Na área da cidade existem jazidas de hulha e possui indústrias siderúrgica, metalúrgica e de maquinaria. Possuíu também o segundo maior aeroporto da Bélgica, para onde vôa por exemplo (a titulo de informação) a Ryanair desde e para o Porto.
Conhecida na Bélgica como uma das cidades mais problemáticas a nível social, resultante das diversas culturas existentes que têm que coabitar, Charleroi, era no passado dia 1 de Maio uma cidade fortemente armada, quiçá pelas manisfestações que se avizinhavam referentes ao Dia Mundial do Trabalhador.