domingo, 1 de junho de 2008

Brugges - parte II


Vários factores foram a origem da sua decadência. O encalhamento do navio Zwin, foi causa de graves problemas, e a guerra de preços com o exterior foi nefasta à indústria da lã. A importação foi desencorajada, os estrangeiros saíram da cidade, e a concorrência de Antuérpia (Anvers) acentuava-se cada vez mais.
A presença dos Duques de Borgonha e seu tribunal, trouxe um período de
deslumbramento, de lustre e de requinte à cidade. Nem mesmo a decadência se fazia sentir. O comercio não arrancava e as tentativas para ligar a nova Brugges com o mar falharam. É assim que Brugges mergulha no anonimato.
A revolução industrial significava o fim do trabalho manual. Em 1845 a pobreza era grande e metade da população vivia da mendicidade. Mais de 10.000 mulheres viviam das rendas e bordados que faziam.
Já no século XIX Brugges atraia os turistas britânicos pelo seu carácter medieval. Brugges é agora um local turístico à altura internacional. Sob o impulso de Leopold II foi construído o grande porto de Zeebruges, onde a importância económica não parou de crescer depois de 1950.
Entretanto Brugges tornou-se uma cidade verde onde reina uma atmosfera especial e embriagante.
Descobrir Brugges a pé é um verdadeiro encantamento.

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pelo testumunho e por nos dares a conhecer a cidade de Burges. Bjs.

PaulaCris

Cpt Jack Sparrow disse...

PaulaCris é somente o meu modesto conhecimento. Apesar de agora muito viajar, acredita que não tenho tempo para conhecer os lugares. Ainda há dias, por exemplo fui a Florença. Saí do Aeroporto directo ao autocarro e rumo a "casa". Mas passo por imensos lugares que me ficam referenciados para um dia aprofundar uma visita. Brugges foi-me antecipadamente sugerido por Alguém, que de facto tem conhecimento de causa.