quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sinistralidade nas Estradas

Fomos invadidos nos últimos dias, por um anormal numero de acidentes nas estradas Portuguesas. O trágico acidente ocorrido na A23 junto a Castelo Branco veio alarmar as almas lusitanas, devido ao impacto de tal acidente. Atropelamentos, acidentes rodoviários, acidentes estranhos, de tudo um pouco aconteceu neste país nestes dias.
Segundo a minha forma de ver as coisas temos sido bafejados pela sorte. Que acidentes? Que taxa elevada de mortes nas estradas? NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS POR TUDO!!!!
Eu ando na estrada todos os dias e faço centenas de quilometro por dia. Vejo atrocidades que honestamente acho que a taxa de sinistros nas nossas estradas acaba por ser mínima.
Quando vejo camiões de transporte de pedra, a altíssimas velocidades, porque de facto pela força que tais maquinas têm, podem atingir essas velocidades; quando vejo autocarros de transporte de passageiros a passar por mim a 120/130 km hora; quando vejo motoristas que têm de andar na estrada bastante cedo, a deitar-se tardíssimo e assim a não ter a frescura que deviam ter no seu dia de trabalho, quando vejo autenticas manobras suicidas de condutores com boas maquinas nas mãos... enfim, um sem numero de situações que me fazem arrepiar e mais... fazem-me crer que devido à nossa incúria, só não temos mais acidentes porque alguma Santo protector olha por nós.
O ensino nas escolas de condução é muito fraco. Sei do que falo. Mas as escolas de condução não são as únicas responsáveis. Acho que todos, mas TODOS nós mesmo, deviamos ter aulas de civismo rodoviário. Legislação forte que penalizasse os infractores, e que os impedisse de conduzir de novo, também deviam ser criadas. Sensibilização das nossas policias, para mais que multar, fiscalizar. Sei lá... um sem numero de medias que podiam ser implantadas.
Um exemplo... Conduzi alguns anos pelas estradas espanholas. Os condutores espanhóis são respeitadores. Quando conduzem cá, são uma miséria!!! Porquê? Porque sabem que aqui se permite quase tudo e mais alguma coisa.
É preciso criar medidas.
CIVISMO PRECISA-SE!!!!

Sem comentários: