terça-feira, 21 de agosto de 2007

Toquinha da Grila



Nem todas as palavras que escrevo têm de ser duras. Esta são bastante saborosas e doces.
Recebi este fim de semana um muito agradável convite. Jantar na companhia de excelente convivas, no restaurante típico Toquinha da Grila. Confesso que já estava curioso de conhecer o dito local, atendendo às muito elogiosas palavras acerca do espaço. Não foram defraudadas as minhas expectativas. Confirmaram-se. Um restaurante com donos bastante simpaticos e prestáveis e acima de tudo com uma comida do melhor que há e melhor: caseira!
A começar pelas saborosas entradas, onde constavam uma chouriça que era de subir as paredes, uma costelinha de vitela super tenra e muito bem condimentada, umas pataniscas de bacalhau e ainda... "moelas de coelho". Sim, porque em São Martinho do Campo os coelhos têem moelas! - uma graça do sr. Andrade.
Isto só por si, já dava para jantar, mas.... agora vem o melhor.
Bacalhau na brasa com batata a murro, Bacalhau à Toquinha (assado com cebolada), Costeletão de porco e Posta à Mirandesa, foram o repasto de bocas ávidas de tão saborosa comezaina. O bacalhau na brasa estava excelente e pelas palavras dos demais, o resto da comida não ficava atrás do meu bacalhau. Deva-se acrescentar que a comida foi muito bem regada por um verde da casa, que não sobrou 1 gota sequer, e por alentejano tinto, que fez milagres. Sei que já se devem estar a babar, mas... ainda não acabou!!!
Para que não restassem dúvidas a ninguém o que pedir para sobremesa, uma solução.... tudo para a mesa. E então era ver a nossa mesa completamente recheada de tarte S. Bento, "sopa de nabos fria", tarte de nata e pudim francês. Absolutamente divinal.

4 comentários:

Anónimo disse...

E sabes qual o peixe que depois de morto continua a trabalhar? Então, não te esqueças do pó-de-talco na salada!

Cpt Jack Sparrow disse...

Segundo a óptica do sr. Andrade o tal peixe é o bacalhau. Porque depois do morto ainda faz punhe.... lol!!!
já agora, nunca digas a nenhuma adolescente que é histérica ok?

Anónimo disse...

Ta-me a apetecer ser má, ta-me a apetecer ser má.... mas pronto nao vou comentar ;o)

Cpt Jack Sparrow disse...

Comenta, sê má... anda comenta!!! Não deixaste de dizer o que pensavas. Sê má.... o mundo precisa das tuas bocas !!!