sábado, 13 de outubro de 2007

PPD / PSD


Sou Social Democrata. Confesso. E tenho vivido com atenção os últimos tempos do partido da minha simpatia com alguma preocupação mas também com alguma esperança.
Gostei do discurso de Luís Filipe Meneses, no congresso de Torres Novas. Um discurso determinado e humilde. Um discurso de fora para dentro, a avisar desde já acabar com o "clientelismo" e com os jogos de poder. Há que dar voz às bases do partido, afinal são elas a génese do partido que Sá Carneiro sonhou.
Não sei se Filipe Meneses será um bom líder. Espero bem que sim. O país precisa de uma oposição forte e responsável. Provas dadas como munícipe bem sucedido têm-nas. A ver vamos se como líder partidário vai conseguir romper com a mediocridade que se instalou no PSD. Vejo com satisfação o regresso de alguns nomes que via com alguma expectativa. Pedro Passos Coelho é um deles. Ribau Esteves também. Muitos mais jovens existem capazes de formar uma equipa credível. Luís Montenegro, outro jovem com imenso valor.
Não vejo Luís Filipe Meneses como Primeiro Ministro. Não lhe vejo carisma para tal. Acho que lhe falta aquilo que José Sócrates é mestre... presença forte e uma forte imagem televisiva.
Tenho dois nomes que me agradariam como Primeiros Ministros. Um deles é o economista António Borges. Homem de ideias claras e reformistas, e administrador de sucesso, com carreira nos Estados Unidos. O outro é António Mexia. Gostei da sua passagem pelo governo de Santa Lopes. Quiçá um dos poucos homens de qualidade dessa equipa ministerial, e que se duvidas existissem tem feito uma trabalho fantástico à frente da EDP.
Em suma, seja ele quem for, seja ele Social Democrata, seja ele Socialista, estou-me nas tintas quem venha a ser um dia Primeiro Ministro. Que seja um homem capaz, que faça arrancar finalmente a nossa economia rumo à retoma económica.
A bem do país, o que espero de Luís Filipe Meneses é que seja não só o rosto de uma boa oposição, como seja um estadista que trabalhe em conjunto com o Governo para o bem do nosso país.

1 comentário:

Maria Simoes disse...

Não sabia que eras da minha cor politica, mano!

Não foi em Torres Vedras, o congresso!?